Você, como empresário e que sabe administrar as finanças do negócio, com certeza vive diariamente a vigilância entre o que entra e o que sai do seu caixa, ou seja, seus custos e despesas.
Uma boa administração tem como foco aumentar o faturamento e reduzir custos e despesas para aumentar a lucratividade e, para que tudo isso funcione, os processos precisam estar bem alinhados e a engrenagem funcionando corretamente.
Muitas vezes, por conta desse foco na gestão, a sensibilidade no olhar para o negócio fica afetada, fazendo com que o gestor não consiga visualizar de forma clara buracos que escoam dinheiro ou que travam a entrada de mais receita.
Existem custos e despesas na empresa que são invisíveis. Invisíveis por que na prática do dia a dia eles não tiram dinheiro do caixa, mas no sistêmico do funcionamento da empresa custa caro.
Neste vídeo apresento 4 tipos de custos e despesas invisíveis na sua empresa.
1. Desmotivação dos colaboradores
Para você, como empresário, desmotivação dos colaboradores pode ser apenas lidar com cara feia, atrasos ou falta de proatividade. Isso são apenas expressões do custo alto que, com certeza, está minando dinheiro do seu caixa, sem você perceber. Preciso dizer que um funcionário motivado vai trazer mais dinheiro pra sua empresa? Um funcionário desmotivado espanta cliente, faz retrabalho o que te causa perdas, não cumpre com metas e ainda pode arrebanhar mais gente insatisfeita. Esteja atendo a isso e invista em treinamentos e incentivos.
2. Tecnologia Obsoleta
O maior ativo que todos nós temos atualmente é o tempo. O que seria tecnologia obsoleta? Por exemplo, você acha que está economizando ao não contratar um software mais completo e atual, acha que o que usa atualmente está ok mesmo seu time de vendas, financeiro e atendimento tendo que fazer conferências manuais ou relatórios que não constam lá. Você não adquire um maquinário novo por que está conseguindo dar um jeitinho no atual, mas isso faz com que essa maquina fique parada, gere despesas com manutenção e atrase seus processos causando insatisfação dos clientes. Aqui são dois exemplos do quanto estar em alguns passos atrás na tecnologia pode drenar dinheiro do seu caixa.
3. Estagnação da empresa é a maior vilã de seus custos
Uma empresa sadia está sempre com seu gráfico de lucratividade ascendente. Eu disse lucratividade, não faturamento. Você, empresário deve saber como gerar e aumentar o lucro da sua empresa o tempo todo. Seu olhar deve estar ligado em inovações, possibilidade de escala e oportunidades. Uma empresa estagnada não está parada, como você pode imaginar, ela está andando pra trás. Está sendo engolida aos poucos pelos concorrentes, necessitando cada vez mais de um esforço maior para se colocar no eixo. Não deixe que isso aconteça.
4. Rotatividade de clientes e funcionários aumenta seus custos e despesas
A rotatividade no negócio só é benéfica se for para alavancar a empresa. Ou seja, retirar colaboradores que não estão cumprindo com os combinados e contratar funcionários mais atualizados e comprometidos é um bom investimento. Mas essa rotatividade é ruim quando esses colaboradores saem por que não se sentem valorizados, os salários são abaixo do mercado e a empresa não cumpre com os combinados. Afinal, contratar e dispensar é um processo bastante oneroso pra empresa. A rotatividade de clientes é boa quando mesmo já adquiriu várias vezes em sua esteira de produtos e serviços e está a espera de novos produtos, mas no geral, um cliente que vai embora não é positivo, pois é muito mais caro trazer novos clientes.
E aí, se identificou com alguns desses custos e despesas invisíveis na sua empresa? Me conta se você conhece mais algum e deixe nos coment´ários.
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Abraço
Thais Almeida