Como é que está o gerenciamento do relacionamento com os seus clientes?
Se me perguntarem quais são as cinco principais ferramentas da gestão de negócios dentro de uma empresa, uma delas, com certeza, é o CRM.
CRM é uma sigla em inglês que, em português, significa gerenciamento de relacionamento com o cliente. Para mim é realmente uma das mais importantes ferramentas porque você gerencia todo seu relacionamento e histórico com o seu cliente.
Para você aplicar no seu negócio uma ferramenta de gerenciamento de clientes, você pode utilizar algum dos vários softwares que existem no mercado. Ou, de repente, se o negócio ainda é pequeno e você tem poucos clientes, você pode fazer até uma planilha de excel.
Mas não deixe de gerenciar tudo o que acontece com os seus clientes. Vou dar alguns exemplos. Você já ligou para algum cliente que estava meio sumido da sua empresa e ele havia falecido? Isto já aconteceu comigo. E o pior não é ligar e descobrir que o cliente faleceu, mas sim descobrir que isto ocorreu há um ano.
Isso dá vergonha. Como é que você liga depois de um ano para vender alguma coisa para o cliente? Como é que você acha que ele se sente? Então se você tiver o costume de gerenciamento, isso não acontecerá.
Quando você faz esse gerenciamento, você também ajuda a aumentar suas vendas. Essa é uma das principais utilidades. Não é só fazer a côrte com cliente, mas saber quando ele precisa de reposição de produto, por exemplo.
É importante ter o costume de entrar em contato com seu cliente de tempos em tempos sobre algum produto que você oferece, informar que já faz tanto tempo da última vez que ele comprou e indagar se está precisando de uma reposição.
E não apenas entrar em contato para informar sobre promoções ou quando se precisa bater meta de vendas, mas sim também para parabenizar no aniversário e convidar para um evento na sua empresa. Ou seja, manter um relacionamento não só quando te interessa.
Esta realmente é uma das principais utilidades: o cliente se sentir acolhido e você descobrir porque que ele sumiu. E isso é importante, porque você analisa se esse problema decorre da sua empresa.
E quando você tem o costume de enviar um e-mail, um WhatsApp só para saber se está tudo bem, se o cliente está precisando de alguma coisa e para parabenizá-lo, ele se sente especial e não como qualquer um.
Essa é a dica desse artigo! Para mim é uma das coisas mais importantes que você precisa aplicar. Se você não faz isso, comece a fazer isso hoje!