Você sabe o que é? Para que serve? Você já definiu isso na sua empresa? Nesse artigo vou te contar porque você precisa ter isso muito bem definido sua empresa e como você faz isso.
A missão, a visão e os valores são pilares do seu negócio: são a sua identidade organizacional. As empresas que têm isso e expõem para o mercado, demonstram integridade, mostram ser uma empresa mais sólida, que sabe exatamente o que quer e aonde quer chegar.
Se você não acha importante ter isso definido, não quer ou não sabe, é porque provavelmente o seu negócio tem como principal objetivo o lucro. Se o seu negócio tem apenas esse objetivo, provavelmente ele não é sustentável. Por isso é muito importante definir isso dentro do seu negócio.
Missão
Missão é aquilo que você faz e para quem você faz. Você quer ser reconhecido como? Você produz um produto x, com design único, com exclusividade para um segmento tal: essa é a sua missão. É isso que você precisa escrever: o que você faz e para quem você faz.
Visão
Visão é aonde você quer chegar. Como o nome já fala, é para onde você está olhando. Você quer ser uma marca reconhecida no mercado pelo produto tal. É exatamente aonde você quer chegar em longo prazo, embora a visão também possa em médio prazo.
Valores
Valores são aquelas qualificações ou valores éticos que são a base para você conseguir concluir sua missão e alcançar sua visão. Vou dar um exemplo: integridade, atenção aos detalhes, cuidado, excelência, foco no cliente. Isso são valores da empresa, é aquilo que a empresa se agarra para cumprir a sua missão.
Você pode pensar que é um monte de palavra legal e que já tem tudo isso, mas é importante que você escolha entre 6 e 10 palavras em que você se agarre sempre toda vez que você for tomar uma decisão na sua empresa.
Por exemplo, em uma reunião em que você está tomando uma decisão, quais são os valores? Foco no cliente é um dos seus valores? Aquelas decisões que você está tomando estão com foco no cliente? Se os seus valores são atenção aos detalhes, em tudo que você faz na sua empresa, a atenção está nos detalhes? É para isso que serve definir os valores.
Você sabe disso, seus sócios, seus colaboradores e o mercado também sabe disso. Onde é que você se agarra? O que é importante para você conseguir entregar aquilo que você propõe?
É muito importante que esses três pilares sejam definidos entre os sócios e que não seja uma conversa rápida só para anotar palavras bonitas no papel. Deve ser muito bem analisado, estudado e escrito para você expor no seu site, na sua apresentação e demonstrar para os seus colaboradores, para que todos estejam na mesma sintonia.
Espero que esse artigo ajude a definir esses pilares na sua empresa.
Para mais conteúdos como este acesse: http://www.youtube.com/universidadedoempreendedor e http://www.instagram.com/_thaisdealmeida
Abraço
Thais Almeida