Seus clientes são a sua maior riqueza. Você sabia que 65% das vendas das empresas normalmente vêm de clientes que já são clientes?
Custa cinco vezes mais barato você vender para um cliente que já te conhece e já é seu cliente do que captar novos clientes.
E o mais legal de tudo: fidelizar os clientes, aqueles que estão acostumados com você, que compram sempre de você, atrai novos clientes.
Por isso que é tão importante você fidelizar e que os clientes voltem sempre a consumir com você.
Para isso, é importante que você faça alguns ajustes no seu atendimento para que cause essa aproximação, essa fidelização.
Eu vou te dar cinco dicas de como você e a sua equipe podem fazer esse trabalho de fidelização com os seus clientes:
1. Ter um atendimento sensível
Atendimento sensível ocorre quando seu vendedor, aquela pessoa que atende o seu cliente, tenta se aproximar cada vez mais do cliente. Ou seja, de acordo com o perfil do cliente, ele é mais expansivo, ele é mais tímido, a forma como ele gosta de ser tratado.
É necessário sentir os sinais das necessidades do cliente em uma conversa mais informal e, dessa forma, atingir um atendimento mais sensível e se aproximar mais do cliente.
Assim, ele se sente mais especial, porque hoje em dia atendimento em qualquer lugar é igual, são scripts iguais e ninguém gosta de ser tratado de forma igual por todo mundo. O cliente quer se sentir especial.
Ao ter um atendimento mais sensível, uma conversa mostrando o quanto você se importa em atender a necessidade do cliente, pode levar à fidelização e ele vai querer voltar a comprar com você.
2. Tenha foco no cliente certo
Não vá atrás de tudo e todos, porque o seu negócio, seus produtos e seus serviços são destinados a um perfil. Então você precisa saber onde eles estão, o que é que eles querem e o quanto estão dispostos a pagar.
É necessário ter uma ideia exata de quem é o seu cliente para saber como tratá-lo e saber como vender para ele.
É muito mais fácil fidelizar um cliente quando é um cliente certo, pois é este que vai comprar sempre com você e será fiel.
3. Foco total no cliente
O cliente precisa estar no topo dos objetivos da sua empresa. Então tudo que você faz na sua empresa tem que estar focado no cliente. Tudo! Qualquer atitude que você tomar, qualquer decisão, qualquer projeto que vá realizar, tudo isso deve beneficiar o cliente.
Se você acostuma e coloca essa mentalidade dentro da sua empresa e dos seus colaboradores, esse olhar sempre focado no cliente, isto fará com que você entregue o melhor sempre.
Isso é essencial para que você tenha clientes fiéis. Eles vão se fidelizar a você se eles souberem que você está pensando nas necessidades dele o tempo todo, no atendimento personalizado também.
4. Tenha dentro da sua empresa um atendimento VIP
Ou seja, coisas especiais para clientes que são fiéis, para aqueles que voltam.
Muita gente usa programas de recompensa, como, por exemplo, use dez vezes determinado serviço e ganhe um. Então você cria alguns benefícios, alguns bônus para clientes fiéis.
É importante você ter algumas coisas que incentivem essa fidelização no dia a dia da venda dos produtos. Pode ser em forma de bônus, pode ser uma série de ideias que você pode ter para beneficiar quem é fiel a você.
5. É muito importante que você tenha um monitoramento dos seus clientes
O CRM é uma forma de monitorar o seu relacionamento com o cliente em todas as fases: desde o momento que ele compra até quando ele precisa de novo.
É importante você estar sempre próximo ao seu cliente porque, dessa forma, você sabe os ajustes que você precisa fazer dentro da sua empresa para manter os clientes sempre satisfeitos e fiéis a você.
Então não tem lugar onde você possa encontrar melhores informações do que com seu próprio cliente. Por isso que é muito importante monitorar, estar sempre conversando com alguns clientes.
Você mesmo, que é dono da empresa, é importante estar sempre em contato com os clientes. Sempre que houver alguma coisa negativa nesse monitoramento, uma reclamação, você deve levar isso em consideração.
Não ache isso ruim, pois é positivo. Alguém que reclama do seu serviço, que expõe que não gostou de algo, que opina que deveria ser feito de forma, que indica que esperava que algo fosse diferente, tudo isso é muito importante. Isso é valiosíssimo para você, porque é onde você precisa acertar.
Se ele te falou isso, é porque ele quer que você melhore, senão ele simplesmente te trocava. É muito importante você monitorar todos os seus clientes para você saber onde você pode melhorar.
Então essas são as minhas dicas para que você fidelize os seus clientes, melhore seu atendimento e ofereça coisas especiais para quem é realmente fiel a você.